APARTAMENTO RMD
A história dessa reforma começa com a longa busca de um casal maduro (mas de espírito jovem), com dois filhos já casados e fora de casa e um terceiro ainda residente, por um apartamento que pudesse abraçar o estilo de vida da família, ter espaço confortável para receber a todos, e que tivesse a localização perfeita, com vista para o mar. Depois de alguns anos de procura, encontraram o imóvel ideal, mas ele precisava de uma transformação completa – e aí começamos a nossa interação.
Para atender aos principais objetivos, precisávamos buscar uma maior integração entre os espaços sociais e também havia o desejo de ampliar a área destinada à suíte do casal, pois eles queriam ter um closet generoso, que não existia no original. A partir dessas diretrizes, fizemos as alterações em planta, para que o imóvel de quatro suítes passasse a ter três, mantendo amplos os espaços sociais, de cozinha e de serviços.
Os materiais foram cuidadosamente escolhidos para trazer a sensação de conforto e bem estar, e criar uma atmosfera agradável em todos os cômodos do apartamento. Começamos por combinar um piso claro, em porcelanato italiano de grande formato e qualidade de ponta, com aspecto de um limestone claro, bastante discreto, com painéis e tetos em marcenaria, também de tonalidades claras. Definimos assim que esta seria a base visual para o apartamento, e que isso potencializaria a ótima entrada de luz natural e valorizaria as vistas.
Devido a existência de elementos estruturais no teto, como vigas e dutos de ar condicionado, criamos um forro em madeira que ao mesmo tempo compatibilizasse esses elementos e que fosse visualmente interessante, que criasse um elemento distintivo para o projeto. Assim nasceu o forro com padrões geométricos, que ocupa a parte central das salas, onde tínhamos espaço livre.
As placas em marcenaria com fundo inclinado, foram desenvolvidas e posicionadas de forma a criar um interessante jogo de volumes e vazios, acentuado e evidenciado pelo fundo preto – fundo esse que abriga elementos como caixas de som e luminárias, de forma super discreta.
Nas partes onde o forro é plano, como no hall de entrada e galeria, temos visitas para acessar maquinas de ar condicionado e outros elementos técnicos, feitas de maneira a se tornar imperceptíveis.
Logo na entrada, a grande porta pivotante se abre para um hall, que se funde em uma pequena galeria de artes, com paredes totalmente revestidas em painel de madeira freijó natural. Para evitar furações nas madeiras, escolhemos um sistema de trilhos com cabos de nylon, onde os quadros ficam suspensos, permitindo assim uma maior flexibilidade no reposicionamento da coleção, que hoje abriga nomes como Fernando Lindote, Djanira, Manabu Mabe, Deja e René Machado.
O estar foi configurado de forma a abraçar os usuários, com um grande sofá em “L” voltado para a vista do mar do Leblon, e também para a montanha do Dois Irmãos. Uma poltrona Mole, icônica peça de Sergio Rodrigues, fica estrategicamente posicionada para participar das conversas do estar e ao mesmo tempo, para servir como local de leitura e relaxamento, aproveitando o espaço da antiga varanda. Uma escultura de piso de Raul Mourão cria um ponto de interesse no canto da sala, dialogando visualmente com o exterior.
Na antiga varanda, que já havia sido incorporada à sala pelo antigo proprietário, criamos um brise soleil vertical, para garantir a privacidade do apartamento em relação as unidades vizinhas. Junto ao brise, posicionamos um carrinho de bar e uma mesa redonda, excelente recurso para um carteado ou para um simples bate papo junto ao bar, desfrutando da vista.
O ambiente da TV é totalmente integrado aos demais espaços sociais, mas é um dos únicos trechos da sala onde não temos painéis em marcenaria – ali usamos uma textura artística especial, pintada diretamente no local e desenvolvida por Brigida de Murtas. A textura foi aplicada em toda a parede da TV e nas prateleiras laterais, coexistindo em harmonia com o grande painel luminoso, desenvolvido em parceria com o escritório Maneco Quinderé Associados, que assina também toda a iluminação do apartamento. Para o painel iluminado, foi usado um tecido trançado especialmente para este projeto, que combina linho com palha de buriti, em aplicação sobre placa de acrilico com moldura removível em marcenaria.
O móvel de apoio foi desenhado para abrigar equipamentos de áudio e video, mas também contempla uma grande jardineira, que traz vida ao ambiente e cria um bom diálogo com a mesa da varanda.
A mesa de jantar desenhada por nós, foi desenvolvida em madeira Ipê Tabaco natural e recebeu no tampo uma peça inteiriça e Quartzito Taj Mahal, uma pedra natural brasileira de excelente durabilidade. Acima da mesa, 40 luminárias Ponto de Jader Almeida, formam um desenho orgânico, com leveza e transparência. Ao fundo, um aparador revestido no mesmo material do piso cria apoio para o jantar, e funciona como suporte para elementos decorativos.
O lavabo recebeu grande atenção, e nele desenvolvemos uma cuba executada no mesmo material de piso e paredes, com um fundo em deck de madeira natural Teca, que faz também o fundo da parede – uma vez que o espelho fica em uma parede lateral.
A ampla cozinha, que recebeu marcenarias em tons verdes, off-white e madeira, tem bancada e frontispício em um material ultracompacto italiano, com aspecto visual semelhante ao mármore Calacatta.
Na suíte do casal, que como as demais suítes tem piso em madeira natural Tauari, criamos um painel de cabeceira em marcenaria e estofado, com uma paginação original que valoriza o tecido bouclé escolhido. A escrivaninha e prateleiras foram desenhadas para fazer um contraponto com o painel, utilizando linhas mais limpas e contemporâneas.
O closet foi desenvolvido em marcenaria com portas deslizantes em vidro, para dar mais sofisticação e leveza ao ambiente.
No mobiliário, optamos por privilegiar o design brasileiro contemporâneo, com destaque para as peças de Jader Almeida, como sofá Bass, sofá Box, poltronas May e carrinho de bar Teca; peças do Estudio Bola como Mesa Balloon, cadeiras Lina e mesas de centro Triz; peças de Maria Cândida Machado como a poltrona Clara e a já mencionada Poltrona Mole de Sergio Rodrigues.
Localização: Leblon, Rio de Janeiro
Ano de conclusão: 2025
Area construída: 275m²
Ficha Tecnica:
Construção: Stewart Engenharia
Iluminação: Maneco Quinderé e Associados
Paisagismo: Ana Veras Paisagismo
Produção Visual: Lu Algarte
Fotografia: Denilson Machado / MCA Estudio
The story of this renovation begins with the long search by a mature (but young-spirited) couple, with two children already married and out of the house and a third still living there, for an apartment that could embrace the family’s lifestyle, have comfortable space to welcome everyone, and which had the perfect location, overlooking the Rio de Janeiro sea. After a few years of searching, they found the ideal property, but it needed a complete makeover – and that’s where our interaction began.
In order to meet the main goals, we needed greater integration between the social spaces and there was also a desire to expand the area set aside for the couple’s suite, as they wanted to have a generous dressing room, which didn’t exist in the original. Based on these guidelines, we made the changes to the floor plan so that the four-bedroom property would now have three, while keeping the social, kitchen and service spaces large.
The materials were carefully chosen to bring a sense of comfort and well-being and create a pleasant atmosphere in every room of the apartment. We started by combining a light coloured floor in large-format, top-quality Italian porcelain tiles, with the appearance of a light, very discreet limestone, with panels and ceilings in joinery, also in light tones. We decided that this would be the visual base for the apartment, and that this would maximize the entry of natural light and enhance the views.
Due to the existence of structural elements in the ceiling, such as beams and air conditioning ducts, we created a wooden ceiling that was both compatible with these elements and visually interesting, creating a distinctive element for the project. This is how the geometric patterned ceiling was born, which occupies the central part of the rooms, where we had free space.
The sloping panels were developed and positioned in such a way as to create an interesting play of volumes and voids, highlighted by the black background – a background that houses elements such as speakers and light fittings in a very discreet way.
In the parts where the ceiling is flat, such as the entrance hall and gallery, there are access points for air-conditioning machines and other technical elements, made in such a way as to be imperceptible.
Right at the entrance, the large pivoting door opens to a hall, which merges into a small art gallery, with walls fully covered in natural freijó wood panels. To avoid drilling into the wood, we chose a rail system with nylon cables, where the paintings are suspended, allowing greater flexibility in repositioning the collection, which today includes names such as Fernando Lindote, Djanira, Manabu Mabe, Deja, and René Machado.
The living area was designed to embrace the users, with a large “L” shaped sofa facing the view of Leblon’s sea, as well as the Dois Irmãos mountain. An iconic Sergio Rodrigues’ Mole armchair is strategically positioned to engage conversations in the living room and at the same time serve as a place for reading and relaxation, taking advantage of the space of the former balcony. A floor sculpture by Raul Mourão creates a point of interest in the corner of the room, visually dialoguing with the outside.
In the former balcony, which had already been incorporated into the living room by the previous owner, we created a vertical brise soleil to ensure the apartment’s privacy in relation to neighboring units. Next to the brise, we placed a bar cart and a round table, an excellent feature for a card game or a simple chat by the bar, while enjoying the view.
The TV area is fully integrated with the other social spaces, but it is one of the few parts of the room where we do not have carpentry panels – there we used a special artistic texture, painted directly on site and developed by Brigida de Murtas. The texture was applied to the entire TV wall and the side shelves, coexisting harmoniously with the large illuminated panel, developed in partnership with the Maneco Quinderé Associados office, which also designed all the apartment’s lighting. For the illuminated panel, a specially woven fabric was used for this project, combining linen with buriti straw, applied over an acrylic panel with a removable carpentry frame.
The sideboard was designed to house audio and video equipment, but it also includes a large planter, which brings life to the room and creates a good dialog with the balcony table.
The dining table, designed by us, was made from natural Ipê Tabaco wood and has a one-piece Taj Mahal Quartzite top, a natural Brazilian stone with excellent durability. Above the table, 40 Ponto lamps by Jader Almeida form an organic design, with lightness and transparency. In the background, a sideboard covered in the same material as the floor creates support for the dining table and acts as a stand for decorative elements.
The bathroom received a great deal of attention, and we designed a tub in the same material as the floor and walls, with a natural teak wood deck, which also forms the backdrop to the wall – since the mirror is on a side wall.
The large kitchen, fitted with green, off-white and wood cabinetry, has a worktop and frontispiece in an ultra-compact Italian material, with a visual aspect similar to Calacatta marble.
In the couple’s suite, which like the other suites has natural Tauari wood flooring, we created a headboard in cabinetry and upholstery, with an original layout that enhances the bouclé fabric chosen. The desk and shelves were designed to counterpoint the headboard, using cleaner, more contemporary lines.
The closet was designed in joinery with sliding glass doors, to give the room more sophistication and lightness.
In terms of furniture, we chose to focus on contemporary Brazilian design, with highlights including pieces by Jader Almeida, such as the Bass sofa, Box sofa, May armchairs and Teca bar cart; pieces by Estudio Bola, such as the Balloon table, Lina chairs and Triz coffee tables; pieces by Maria Cândida Machado, such as the Clara armchair and the aforementioned Poltrona Mole by Sergio Rodrigues.